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LIDAR COM A PROCRASTINAÇÃO

Chamam-lhe a “arte” de deixar para amanhã. Ou procrastinação. Os adeptos desta prática raramente terminam uma tarefa, não cumprem prazos, não se preocupam muito, não vêem render o seu trabalho e, claro, não conseguem atingir o tão almejado sucesso.

A procrastinação é o hábito de adiar tarefas importantes e pouco prazenteiras, realizando-se, ao invés, tarefas mais fáceis, passíveis de produzir prazer imediato. Quanto mais aborrecida, frustrante, sem sentido, ambígua, difícil e pouco estruturada uma tarefa for, maior a probabilidade de ela ser adiada pelo seu oposto.

Segundo Tim Pychyl, investigador na área, a questão-chave é que os procrastinadores querem eliminar as emoções negativas no imediato, por forma a sentirem-se bem, de onde cederem ao impulso de adiar a tarefa.

A partir do momento em que identificamos o porquê de uma tarefa ser mais propicia a ser adiada, impõe-se delinearmos estratégias que ajudem a derrubar as barreiras mentais que a tarefa em questão cause e, no processo, treinar a nossa capacidade para ultrapassar estes momentos a longo prazo.

Veja aqui algumas dicas:

1. Peça ajuda: se não consegue fazer sozinho/a, não há nada que um bom espírito de equipa não consiga. Peça ajuda a amigos, colegas ou familiares, quando uma tarefa se tornar demasiado difícil para começar ou terminar;

2. Não comece o dia a procrastinar: retardar o inevitável só vai causar stress e atrasos. Quando o despertador tocar, levante-se da cama, ainda que devagar, mas levante-se.;

3. Diminua o seu grau de auto-exigência: a busca pela perfeição pode adiar o começo de sua jornada. Vá melhorando conforme avança no projeto. Não precisa de ser capaz de fazer tudo de uma vez e perfeito. Isso facilmente o/a levará a perder a confiança, a motivação e a desistir. Se fizer cada dia um pouco mais e um pouco melhor, no final vai ver que vai gostar do resultado;

4. Remova as distrações: ter de conviver com os “ladrões de atenção” só torna o ato de procrastinar mais provável. Se a internet é o problema, que tal desligar o wi-fi enquanto trabalha? Simples. Se é difícil, pode optar por uma solução mais drástica e procurar outro local para trabalhar onde o serviço não funcione;

5. Faça uma coisa de cada vez: apostar em múltiplas tarefas para ganhar tempo terá o efeito oposto. Vai ficar atrapalhado/a, não vai conseguir terminar nenhuma. Mais um motivo para adiar;

6. Tome decisões: quer começar o seu próprio negócio? Até já sabe o quê, como e quando? Não espere mais. Se a sua realização pessoal e profissional dependem de uma escolha, faça-a. Se tem de pedir demissão, peça. Avance;

7. Obrigue-se: encare as coisas realmente importantes como delas dependesse a sua vida. Se quer (e sente que precisa) de fazer uma tarefa com frequência, como ir ao ginásio todas as segundas, quartas e sextas, coloque essa atividade no topo da sua lista e faça-a;

8. Use listas de tarefa com inteligência: escolha no máximo 3 itens, de alta prioridade e que estejam alinhados com o seu objetivo principal. Não coloque nenhum item novo enquanto não finalizar os três já estipulados. Desta forma será mais fácil cumprir o que é, de facto, importante;

9. Prepare um plano B: ainda que se comprometa a não procrastinar, os imprevistos podem surgir e sabotar os seus planos. No entanto, uma mudança de comportamento pode ser suficiente para prevenir essa situação. Uma atitude baseada na estratégia “se-então” pode ser a melhor solução. Criada pelo psicólogo Peter Gollwitzer, a técnica “se-então” (em inglês, if-then) consiste em identificar antecipadamente factos externos e internos que podem interferir com o cumprimento de uma tarefa. O segundo passo é pensar, também antecipadamente, na resposta ao “imprevisto”. A reação pode envolver uma ação ou um pensamento. Por exemplo: alguém que planeia caminhar até ao trabalho, pode prever como reagiria se chovesse. Com a chuva, prevê que surgirá a vontade de ir de carro e pode lembrar-se de pensar no quanto se sentirá bem depois do exercício, para se motivar. Assim, com o “se-então”, consegue preparar-se e evitar desistir logo de fazer algo;

10. Utilize um alarme: programe as suas tarefas por períodos de tempo e use um alarme para o ajudar a gerir esse tempo ao longo do dia. Inserir as diferentes tarefas que deve cumprir, como as suas sessões de trabalho (de 60 a 90 minutos), sem esquecer as pausas, de preferência para se exercitar um pouco (10 a 15 minutos);

11. Mude de vício: se está habituado/a a procrastinar e acha que é difícil mudar, saiba que um vício se vence com outro vício. Escolha outra coisa que lhe dê gosto e obrigue-se a faze-la todos os dias. Vai ajudá-lo/a a mudar de hábitos e ganhar outro ânimo;

12. Pratique a procrastinação “estruturada”: envolve colocar a tarefa mais urgente e assustadora no topo da lista e acrescentar outras atividades igualmente valiosas, mas que são menos assustadoras. Como os procrastinadores evitam tudo o que está no topo da lista, o ideal é colocar a tarefa mais importante e aproveitar a sua vontade de evitá-la para resolver todas as outras. O especialista também recomenda preencher a lista de tarefas com atividades que você cumpriria de qualquer forma – como fazer café e carregar o telemóvel. Assim, aumenta o sentimento de realização e de motivação, promovendo a realização de tudo o que é necessário;

13. Comece já!: não significa isto que ao iniciar uma tarefa ela precise de ficar pronta ao final do dia. Não se preocupe com isso agora, mas dê o primeiro passo e continue. Nada como experimentar!

Saiba mais em consultório.
Aqui para si

Com estima,
Carlos Marinho



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