Já durante as semanas que antecedem o “Dia dos Namorados”, pode ser difícil para muitos/as de nós lidarmos com o sentimento de luto, sobretudo pelo bombardeamento massivo de propagandas e conversas gerais e omnipresentes sobre o tópico que no-lo fazem recordar e reviver constantemente.
Quando falo de luto, refiro-me ao processo emocional de vivência da ausência e do vazio causados por uma perda relacional (ou pelo que se signifique e perceba como tal), seja a nível familiar, amoroso ou de amizade – uma morte, uma discórdia, uma rutura, a condução de uma relação à distância, e até o não se ter ainda encontrado alguém com quem forjar uma relação significativa.
Este processo tem como propósito encontrarmos um lugar (interior) para o que se perdeu, para o que ainda não se encontrou, de forma a tornarmos a dor mais tolerável. A ausência precisa de ser processada, precisa de ser assimilada/acomodada em nós – e a simbolização é elemento-chave para consegui-lo.
A simbolização consiste na atribuição de significados a objetos, ou a ritos de passagem, que assim passam a representar as nossas experiências interiores. Através desta representação figurada, torna-se-nos mais fácil reconhecer, expressar e regular a dor, bem como os nossos conflitos, os nossos desejos e as nossas tendências inconscientes.
Aproveitando esta data comemorativa, o @el.amor.lo_cura /CresSendo traz ao público interessado o projeto “A AUSÊNCIA FAZ P’ARTE”, que consiste na organização de um evento – das pessoas para as pessoas – inspirado no trabalho de Drazen Grubišić e Olinka Vištica. Este evento pretende simular o espaço de um museu dedicado à representação de experiências de ausência afetiva.
Mediante inscrição prévia, cada um/a é convidado/a a exibir no Museu qualquer objeto que simbolize uma ‘experiência de ausência’ vivida nas suas histórias relacionais (sejam elas familiares, amorosas, ou de amizade) – cartas, postais, fotografias, peças de roupa, etc. É ainda pedido que seja escrita uma pequena nota explicativa (a extensão é definida por cada pessoa) acerca do contributo selecionado. Após o período estabelecido para a exposição, todos os objetos serão devolvidos em segurança.
Para o efeito, queremos por agora formar uma EQUIPA DE TRABALHO que nos ajude a organizar/planificar este evento, em Portugal, e em data ainda a determinar. Fica assim aberto, a partir de hoje, um OPEN CALL a todos/as os/as interessados/as.
Caso queiras fazer parte do GRUPO DE TRABALHO para a Organização deste evento envia-nos uma mensagem pelo Facebook, Instagram, ou por WhatsApp: (+351) 963 008 056.
Caso queiras EXPÔR no nosso MUSEU DE AUSÊNCIAS, por favor preenche e envia os dados conforme o link abaixo: https://forms.gle/sPtAicgGYZYEqnx97.
Carlos Marinho
Comentários
Enviar um comentário