Lembrámos no post da passada quinta-feira que a ansiedade atua como um medo antecipado relativamente a uma percebida ameaça, que pode ou não verificar-se. Planear e saber o que está por vir pode melhorar muito a qualidade de vida, e é aqui que entra o tópico que quero avançar hoje. A organização como um todo (tanto das tarefas e prioridades, como do ambiente), quando não é de natureza compulsiva, pode ajudar a eliminar alguns fatores potencialmente stressantes, e diminuir a ansiedade. Veja abaixo algumas dicas:
1: Faça uma lista de tarefas: as checklists são uma ajuda imprescindível em qualquer ação de planeamento. Registe tudo o que sabe que precisa de fazer (mesmo que no imediato não consiga). Divida grandes tarefas em tarefas menores, mais fáceis de gerir e concluir. Se possível, deixe a lista de tarefas do dia seguinte pronta de véspera, assim começa já o dia focado/a e consegue dormir melhor, pois sentirá que tem mais controlo sobre o seu tempo;
2: Determine as prioridades: tire tempo suficiente para pensar no que vem tomando como prioritário na sua vida e avalie-lhe a pertinência – será que é realmente tão importante assim? É possível que esteja a negligenciar outras áreas? Quais são os seus objetivos?
3: Organize um painel de parede (cortiça, íman, lousa, quadro branco), dividido em três colunas: “a fazer”, “em processo”, e “feito”. Em seguida, anote em post-its as diferentes tarefas em jogo – escreva cada item num post-it diferente, de forma individualizada. Conforme for avançando com cada tarefa, mova-o para a coluna seguinte, até ser concluído. Pode também adicionar colunas extras, caso lhe faça sentido. Poderá adicionar a coluna “em espera”/ “pendente”, por exemplo. Ou a coluna “hoje”, para atividades que precisem de ser feitas no dia. Use post-its de cores diferentes para cada classe de tarefas. Coloque as atividades relacionadas a finanças, por exemplo, em papéis verdes; os de saúde a azul, etc. Se preferir manter esta forma de organização em formato digital, poderá criar um mural no Power Point ou mesmo no Excel. Aplicações como o Trello ou Project também simulam bem este tipo de painel;
4: Organize os ambientes: Um ambiente organizado contribui para uma mente mais organizada. Não saber onde estão as coisas faz com que se perca tempo à procura delas, levando a desconexões com a realidade e aumentando a ansiedade. Comece aos poucos, uma gaveta à vez. Agrupe no mesmo lugar, objetos iguais ou que se destinem a uma mesma situação. Descarte ou doe o que não tem utilidade. Crie “casas” para as coisas, para que elas tenham onde ficar e para onde voltar depois [por exemplo, se gostar de café e tiver o espaço suficiente, crie “o canto do café”, reunindo tudo o que lhe esteja associado (a máquina/coador, as cápsulas/pó, as chávenas, o açucareiro).
Aqui para si.
Carlos Marinho
Comentários
Enviar um comentário