REGRESSÃO
Este Mecanismo de Defesa envolve o retorno a um nível de desenvolvimento anterior ou a um modo de expressão mais simples ou mais infantil. É um meio de aliviar a ansiedade, escapando do pensamento realista para comportamentos que, em anos anteriores, reduziram a ansiedade.
O personagem Linus, na banda desenhada de Charlie Brown, volta sempre a um espaço psicológico seguro quando está sob tensão, agarrando-se ao seu cobertor.
A regressão permite adaptar-se a uma situação traumática, recuando inconscientemente às formas usuais de comportamento infantil: choro, caprichos, pedidos emocionais, etc. Inconscientemente, aprendemos que essas formas de comportamento garantem a obtenção de apoio e segurança.
Embora reduza a tensão, frequentemente deixa sem solução a fonte de ansiedade original.
A regressão permite à pessoa fintar o peso da responsabilidade das suas ações: o abuso da regressão conduz à falta de uma estratégia de vida bem-sucedida, dificuldades em lidar com pessoas, e o surgimento de doenças psicossomáticas.
Conheça o próximo, amanhã...
|
FERIDAS EMOCIONAIS DA INFÂNCIA: O QUE SÃO E COMO NOS IMPACTAM? A Patrícia está sempre a comparar-se aos outros. Acha-se inútil e desinteressante. Tem pouca autoconfiança e uma muito baixa autoestima, desde adolescente. Vive refém do medo de ser abandonada, apega-se em demasia aos amigos e, principalmente, ao seu parceiro. A experiência de ciúmes é constante. Assume que qualquer outra mulher é muito mais bonita e mais cativante do que ela. Não descansa enquanto não souber o que o seu parceiro faz, controla-lhe o telemóvel, persegue-lhe as colegas de trabalho, e acompanha-o em todos os movimentos. " Faço isso para que ele não me troque por outra pessoa " justifica. Ansiedade, angústia, medo e desconfiança tomam conta da sua vida há muito tempo. Mas estas emoções são apenas a ponta do iceberg, e o sintoma de um problema maior, oculto abaixo da linha de água - ali, onde em terapia encontramos as suas feridas emocionais . [Quando cais e te magoas, podes imediatamente ver a ferid...
Comentários
Enviar um comentário