FORMAÇÃO REATIVA:
Este mecanismo de defesa inverte o desejo real original para o seu oposto. Healy define-o como “o desenvolvimento no ego de atitudes e interesses conscientes, socializados, que são a antítese de certas tendências infantis, não-socializadas, que continuam a persistir no inconsciente”. Quando, por exemplo, uma solicitude excessiva é a resposta consciente ao ódio inconsciente, a condição (excesso de solicitude) é conhecida como formação reativa.
As formações reativas contribuem extensamente para a estrutura final do caráter. Duas formações reativas comumente observadas são a repugnância (uma formação reativa do ego contra um impulso sexual oral) e a vergonha (uma formação reativa aos impulsos exibicionistas).
Deve enfatizar-se que a formação reativa é um mecanismo de defesa inconsciente do ego; a dissimulação ou hipocrisia consciente não são formações reativas.
Como outros mecanismos de defesa, as formações reativas são desenvolvidas, em primeiro lugar, na infância. “Como as crianças se tornam conscientes da excitação sexual que não pode ser satisfeita, evocam forças psíquicas opostas que constroem a repugnância, a vergonha e a moralidade” (Freud, 1905). Não só a ideia original é reprimida, mas qualquer vergonha ou auto-reprovação que poderiam surgir ao admitir tais pensamentos também são excluídas da consciência.
Infelizmente, os efeitos colaterais da formação reativa podem prejudicar as relações sociais. As principais características reveladoras de formação reativa são o seu excesso, a sua rigidez e a sua extravagância. O impulso, sendo negado, tem que se cada vez mais ocultado.
A pessoa que construiu uma formação reativa não desenvolve certos mecanismos de defesa a serem usados quando um perigo instintivo ameaça; ela modificou a sua estrutura de personalidade como se esse perigo estivesse continuamente presente, de forma a poder estar pronta quando quer que lhe ocorra.
É possível evidenciar formações reativas em qualquer comportamento excessivo. A dona de casa que limpa continuamente a sua casa pode, na realidade, estar a concentrar a sua consciência no contacto e no exame da sujeira.

Conheça o próximo amanhã...
Comentários
Enviar um comentário